segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Touro del Mar

A bordo do veleiro Touro del  Mar de 41 pés, comandado pelo amigo e velejador Paulo seguimos rumo a plataforma petrolífera localizada na enseada da Baía da Guanabara. Em nosso retorno, registramos um fascinante pôr-do-sol na popa do veleiro.  

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Qual o tempo de construção de um modelo?

Essa é uma das perguntas mais frequentes que as pessoas costumam fazer quando conhecem um miniaturista. No entanto, não há um tempo pré-determinado para se fazer um modelo e engarrafá-lo. Tudo dependerá da complexidade do modelo e da experiência do miniaturista. Há modelos que paramos, por vários motivos e só retornamos à construção depois de meses e até anos. No site, Barcos en Botella, o miniaturista Juan Rodriguez del Barrio apresenta seus modelos  com requinte de detalhes e fala sobre o tempo de construção dos mesmos.

O miniaturista na garrafa Dimple

Apresentamos aqui, uma miniatura muito intereressante; porém pouco comum no Brasil. Esse tipo de trabalho é  comum  nos E.U.A. e na Europa. Trata-se da réplica de um miniaturista no trabalho de preparação de um modelo para futuramente colocá-lo na garrafa.
O corpo do boneco: tronco, pernas e braços são feitos de madeira balsa; a cabeça, as mãos e os pés são feitos de massa durepox. A mesa parte-se ao meio para introduzí-la na garrafa e os pés da mesa entram em seguida. 
O primeiro passo a ser dado é introduzir o tapete, o segundo é a montagem do boneco; que é a parte mais difícil desta miniatura. Observemos que o miniaturista está sentado em um banco também de madeira. O boneco introduzido e fixo a mesma; é hora de colocarmos a mesa e o restante dos detalhes.        

Um belo veleiro de um mastro

Trazemos aqui um modelo com três velas e apenas um mastro. Este modelo, já foi visto  anteriormente em outro post, dando-lhe a imagem. Trata-se de um modelo simples, em uma garrafa  de "Licor", muito bonita. Aqui, o modelo, entra na garrafa inteiramente pronto, no entanto, temos que ter a sutileza de cola-lo na base interna e ajustá-lo. Em outro post, apresentaremos o kit e como ajustar o veleiro passo a passo.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

E-mail publicado


Olá Serjão,
Gostei muito do blog, achei bem interessante. Você leva jeito para isso. Parece até um cronista de verdade. A única ressalva que faço é quanto as garrafas serem mostradas por você
segurando. Acho que elas ficariam melhor sozinhas.


Parabéns!

Lourenço.

No início, um veleiro bem simples

Para iniciarmos na arte das miniaturas de barcos em garrafas, é importante escolhermos um modelo bem simples. Isso irá diminuir bastante o trabalho  de esculpir o casco e de preparar os mastros e as velas. 

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Aviso aos Navegantes

O capitão do Veleiro na Garrafa comunica a todos os leitores, amigos e colaboradores que ontem, dia 13/02, o Blog  completou dois meses de internet. Agradecemos a todos e declaramos que o nosso desejo, é que continuemos navegando juntos por muitos e muitos anos... 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O preparo do mar

O mar na garrafa, baseia-se na arte do efeito. Com certa quantidade de massa de vidro, utilizada em vidraçarias, iniciamos o amassar de forma a deixar a massa homogênea; gradativamente vamos colocando a tinta azul (tinta plástica para artesanato) até chegar a tonalidade desejada. Em seguida, introduzimo-la pelo gargalo; modelando-a de forma a que se aproxime aos matizes das ondas do mar.  
 

A Escuna de Quatro Mastros

A bela escuna de quatro mastros, modelo dos E.U.A. dos anos de 1890 e 1902, usada na época para o transporte de madeira; já apresentada no Blog. Trazemos agora, fotos de sua construção; para que possa ser vista ainda navegando fora dos limites da garrafa.  
 

O Mar de Salinas


O anoitecer na lagoa de Araruama,  nos remete a tranqüilidade de um dia de velejo em mar calmo e vento moderado.
O mar de salinas nos proporciona o tempero necessário à boa navegação, "um vento constante e a segurança do barco ao deslizar pelas águas da lagoa".