sábado, 5 de junho de 2010

Navegando nas garrafas

Na Internet busquei informações a respeito da  história do vidro,  deparei-me com esta descrição que mais interessou-me.
  O vidro é uma das descobertas mais surpreendentes do homem  e sua história é cheia de mistérios. Embora os historiadores não disponham de dados precisos sobre sua origem, foram descobertos objectos de vidro nas  necrópoles egípcias. Por isso, imagina-se que o vidro já era conhecido há pelo menos 4.000 anos  antes da Era Cristã. Alguns autores apontam os navegadores fenícios como os precursores da indústria do vidro. A origem teria sido casual: ao preparar uma fogueira numa praia nas costas da Síria para aquecer refeições, improvisaram fogões usando blocos de salitre e soda.
Passando algum tempo, notaram que o fogo escorria uma substância brilhante que se solidificava imediatamente.
Estaria então, descoberto o vidro  que, com  sua  beleza, funcionalidade e  múltiplas aplicações, passaria definitivamente a fazer parte do cotidiano de todos nós."...

                                                                 Luiz Carlos Mossin



Bom, dando  um grande salto na História. Falaremos agora sobre as garrafas de vidro que muito valorizam nossas miniaturas de veleiros. E que a meu ver, esse fazer nos remete  a um mistério, assim como vimos acima; na descoberta do vidro. Nós que apreciamos essa arte, reconhecemos que as miniaturas dos barcos combinam  bem com  garrafas.   
Penso que, a escolha da garrafa, seja tão importante quanto a escolha e preparo do modelo a ser construído. Além do mais é muito importante escolhermos uma  garrafa cujo vidro seja de boa qualidade: sem defeitos, arranhões e ainda que ofereça uma boa transparência. 
Deixo aqui uma  foto que mostra alguns trabalhos ralizados por mim em vários tipos de garrafas e até em uma lâmpada.