É comum, inicialmente; termos dúvidas sobre as ferramentas utilizadas no trabalho com miniaturas de veleiros em garrafas.
No sentido de ajudar a esclarecer algumas questões, preparamos este post. Mostraremos algumas das ferramentas utilizadas em nosso trabalho.
Há ferramentas compradas em lojas, como por exemplo: pincéis, pinças, faca olfa, tesoura, estilete, bisturi, gilete, alfinetes, agulhas de costura, formões, mini furadeira elétrica, etc. No entanto, há outras que terão que ser criadas de acordo com as nossas necessidades, como: espátula para dar forma ao mar, pincel para pintar as ondas, cortador dos cabos, base para se trabalhar o modelo, pinças, etc.
É importante dizer que; as ferramentas variam de acordo com a técnica utilizada para a realização do trabalho.
Na primeira foto, as ferramentas foram criadas para o trabalho. Identificamos uma base com uma pequena colher que nos serve como espátula para dar forma as ondas do mar. A seguinte, um cortador para os cabos dentro da garrafa. Notemos que, este último; foi preparado com parte de uma gilete.
Na segunda foto, visualizamos ferramentas compradas; com destaque para a furadeira que funciona com minibrocas utilizadas para furar o casco, mastros, retrancas e outras peças em madeira. A pinça é uma ferramenta fundamental, mas que também pode ser criada; como podemos ver na primeira foto, primeira ferramenta.
Agora é mãos a obra!!! No início, surgirão muitas dúvidas que serão esclarecidas aos poucos. O importante é continuarmos navegando e trocando idéias...
Até breve!!!
domingo, 21 de novembro de 2010
sábado, 20 de novembro de 2010
Nota de esclarecimento
Recentemente paramos de visualizar nossos seguidores no blog. Não conseguimos ainda solucionar este problema. Pedimos desculpas por esta falha. Caso possam nos ajudar, nos mandem um e-mail.
Obrigado.
Sergio Nunes
domingo, 14 de novembro de 2010
Função dos cabos - Construção do veleiro - Passo 4
Hoje trazemos aqui, o passo 4 da "construção do veleiro". Continuaremos mostrando como criamos os cabos do veleiro.
Olhando a primeira foto, percebemos o início da colocação do cabo no top do mastro. Os cabos a baixo já estão prontos. Para esta ação; utilizamos uma agulha de costura, ferramenta fundamental para a colocação dos cabos. Neste modelo, usamos linha de costura preta (acetinada), é mais resistente e evita os fiapos.
É importante destacarmos que; os cabos compõem o modelo técnica e esteticamente além de constituírem nossos recursos dentro da garrafa para armar adequadamente todo o veleiro.
Na segunda foto, apresentamos o primeiro mastro pronto, "deitado" mostrando como funcionarão os outros mastros. Neste modelo, trabalharemos com dois mastros. A construção dos cabos do segundo mastro é idêntica ao primeiro.
Essa foto, destaca o função dos cabos e a futura preparação do veleiro para ser engarrafado quando terminarmos o trabalho.
Até breve!!!
domingo, 7 de novembro de 2010
Um casco em partes
Trazemos hoje, à visualização um casco construído em várias partes. Esta forma de trabalho se justifica quando o modelo apresenta grande largura de boca. Hoje apresentamos o HMS Victory. A enciclopédia Wikipédia nos informa que o "O HMS Victory foi construído entre 1759 - 1765, nos estaleiros de Chatham, e entrou ao serviço da Royal Navy em 1778."
Trata-se de um Navio da Marinha Real Britânica com 104 canhões que em nosso modelo foram reproduzidos por fio cabinho. Iniciamos este modelo há uns anos atrás, mas paramos sua constução e ainda não sabemos quando retornaremos. Este trabalho, é bem mais complexo que os apresentados anteriormente.
É importante deixar-mos registrado que este casco é maciço e feito em madeira balsa, no entantanto; existem outras técnicas de confecção de cascos; como por exemplo: os cascos ocos, cuja técnica baseia-se no modelismo naval das réplicas de modelos estáticos.
Nota de esclarecimento
Caros visitantes
Ocorreram algumas mudanças no sistema de postagens do Blogger e, estamos ainda nos adaptando a elas; isso tem provocado atrasos em nossas publicações.
Tenham uma boa leitura.
Assinar:
Postagens (Atom)