sábado, 19 de novembro de 2016

Arte, história e veleiros em garrafa II


Continuando a discussão da proposta dos artistas brasileiros dos veleiros em garrafa, produzirem também embarcações tradicionais brasileiras, apresentada no post Arte, história e veleiros em garrafa. 


É natural que nosso conhecimento sobre a arte venha de outros países. Visto que, os livros que tratam do assunto são importados. Concluímos então,  que teremos influência de algum autor estrangeiro orientando nossa prática.

Não tenho dúvida disso, no entanto trago a reflexão que nosso compromisso frente a arte dos veleiros em garrafa é grande; visto que, comprovadamente somos muitos interessados ou praticantes dessa arte aqui no Brasil. Sendo assim, acho que ainda que influenciados pelo fazer estrangeiro produzindo barcos de outros países poderíamos também passar a reproduzir nas garrafas a imensa variedade de embarcações que temos em nosso litoral e rios. Essa é minha proposta e acho também que essa escolha caracterizará o perfil do miniaturista. 





O que chamo atenção é que vejo o fazer dos veleiros em garrafa para além do fazer em si.  Temos que contar nossa História, o por que de nossas peças. Valorizar nossa cultura reproduzindo em nossas peças; embarcações típicas dos estados de nosso país. Vejam o vídeo Em defesa das embarcações tradicionais brasileiraseste vídeo apresenta o risco da extinção de importantes embarcações brasileiras. 

Esta postagem  quando lida por David Luna de Carvalho, miniaturista e historiador português, o qual tenho muita admiração; se interessou e  publicou o vídeo também em seu blog O Mar das Garrafas.


Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitor
Seu comentário é bem vindo ao blog. Porém, há regras a seguir; leia a página Políticas/de Comentários.