domingo, 21 de novembro de 2010

Ferramentas

É comum, inicialmente; termos dúvidas sobre as ferramentas utilizadas no trabalho com  miniaturas de veleiros em garrafas. 

No sentido de ajudar a esclarecer algumas questões, preparamos este post. Mostraremos  algumas  das ferramentas  utilizadas em  nosso  trabalho. 

Há ferramentas compradas em lojas, como por exemplo: pincéis, pinças, faca olfa, tesoura, estilete, bisturi, gilete, alfinetes, agulhas de costura, formões, mini furadeira elétrica, etc. No entanto, há outras que terão que ser criadas de acordo com as nossas necessidades, como: espátula para dar forma ao mar, pincel para pintar as ondas, cortador dos cabos, base para se trabalhar o modelo, pinças, etc.

É importante dizer que; as ferramentas variam de acordo com a técnica utilizada para a realização do trabalho.




Na primeira foto, as ferramentas foram criadas para o trabalho. Identificamos uma base com uma pequena colher que nos serve como espátula para dar forma as ondas do mar. A  seguinte, um cortador para os  cabos  dentro  da  garrafa.  Notemos que,  este  último;  foi  preparado com parte de uma gilete.


 Na segunda foto, visualizamos  ferramentas compradas; com destaque  para  a  furadeira  que funciona  com  minibrocas  utilizadas  para  furar  o  casco,  mastros, retrancas  e  outras  peças  em  madeira.  A  pinça  é  uma  ferramenta  fundamental, mas que também pode ser  criada; como podemos ver na  primeira  foto, primeira  ferramenta. 

Agora é mãos a obra!!! No início, surgirão muitas dúvidas que serão esclarecidas aos poucos. O importante é continuarmos navegando e trocando idéias...

Até breve!!!   



sábado, 20 de novembro de 2010

Nota de esclarecimento

Caros Leitores
   
Recentemente paramos de visualizar nossos seguidores no blog. Não conseguimos ainda solucionar este problema. Pedimos desculpas por esta falha. Caso possam nos ajudar, nos mandem um e-mail.
Obrigado.


Sergio  Nunes

domingo, 14 de novembro de 2010

Função dos cabos - Construção do veleiro - Passo 4

 
Hoje trazemos aqui, o passo 4 da "construção do veleiro". Continuaremos mostrando como criamos os cabos do veleiro.
Olhando a primeira foto, percebemos o início da colocação do cabo no top do mastro. Os cabos a baixo já estão prontos. Para esta ação; utilizamos uma agulha de costura,  ferramenta fundamental para a colocação dos cabos. Neste  modelo, usamos linha de costura preta (acetinada), é mais resistente e evita os fiapos.
É  importante destacarmos que;  os  cabos  compõem o modelo  técnica  e  esteticamente além  de  constituírem  nossos  recursos dentro da garrafa  para  armar  adequadamente todo o  veleiro.
Na segunda foto, apresentamos o primeiro mastro pronto, "deitado" mostrando como funcionarão os outros mastros. Neste modelo, trabalharemos com dois mastros. A construção dos  cabos do segundo mastro é idêntica ao primeiro. 
Essa foto, destaca o função dos cabos e a futura preparação do veleiro para ser engarrafado quando terminarmos o trabalho.
Até breve!!! 
   

domingo, 7 de novembro de 2010

Um casco em partes

  
Trazemos hoje, à visualização  um casco construído em várias partes.  Esta forma  de  trabalho se  justifica  quando  o  modelo apresenta grande largura de boca. Hoje apresentamos  o  HMS Victory. A enciclopédia Wikipédia nos informa que o "O HMS Victory foi construído entre 1759 - 1765, nos estaleiros de Chatham, e entrou ao serviço da Royal Navy em 1778."  
Trata-se de um Navio da Marinha Real Britânica com 104 canhões que em nosso modelo foram reproduzidos por fio cabinho. Iniciamos este modelo há uns anos atrás, mas paramos sua constução e ainda não sabemos quando retornaremos. Este trabalho, é bem mais complexo que os apresentados anteriormente.
É importante deixar-mos registrado que este casco é maciço e feito em madeira balsa, no entantanto; existem outras técnicas de confecção de cascos; como por exemplo: os cascos ocos, cuja técnica baseia-se no modelismo naval das réplicas de modelos estáticos.   

Nota de esclarecimento


 Caros visitantes

 Ocorreram algumas mudanças no sistema de postagens do Blogger e, estamos  ainda nos adaptando a elas; isso tem provocado atrasos em  nossas publicações.                         
Tenham uma boa  leitura.