quinta-feira, 14 de março de 2013

A bela escuna de 4 matros

Na postagem de hoje, apresento nova miniatura com a escuna de 4 mastros, agora em uma garrafa de Whisky Ballantine's 1l. 
Vocês verão também o passo a passo comentado da colocação da miniatura na garrafa.

Esta miniatura foi um dos últimos modelos que fiz e escolhi esta garrafa pois achei bem adequada ao veleiro.

Uma outra observação importante é o gargalo da garrafa; que mede 2,02 centímetros, suficiente para trabalharmos com tranquilidade ao engarrafar o nosso barco.

Quero dedicar esta postagem a todos os  leitores, leitoras, amigos e colaboradores que têm acompanhado o blog. 

Tenho recebido muitos comentários, inclusive de leitores fora do Brasil que têm ajudado muito com suas observações e considerações. A todos muito obrigado.


mar-dentro-de-garrafa-VG
foto 1


Na foto 1, chamo a atenção para o mar já dentro da garrafa com ondulações e coloração das ondas, reparem que a garrafa está um pouco embaçada e isso é normal no trabalho com a massa de vidraceiro com a qual eu trabalho. É necessário depois do trabalho pronto deixarmos cerca de 12 horas; depois deste tempo podemos fechar a miniatura que a garrafa estará totalmente transparente, mantendo o trabalho em perfeitas condições.   

colocação-escuna-4-mastros-na-garrafa-ballantine's-VG
foto 2


Na foto 2, destaco a colocação do veleiro na garrafa. Chamo a atenção para o cuidado que deveremos ter para não "sujar" com tinta branca/azul o casco e/ou as velas; caso isso aconteça é muito difícil  limparmos e fica feio. Reparem o "encharutamento" da miniatura para que entre na garrafa sem problemas. Nesse momento um gargalo maior faz toda a diferença.

finalização-do-engarrafamento-da-escuna-VG
foto 3


Na foto 3, apresento o veleiro já dentro da garrafa e o destaque aqui é para percebermos como fica a miniatura inicialmente. Reparem que as velas detrás ainda estão flexionadas e a da frente está quase na vertical. As outras velas estão bem "emboladas". Isso é normal; reparemos as linhas que saem pelo gargalo, essas sim são muito importantes; são as guias de todo o trabalho. Serão elas as responsáveis  por ajustar todas as velas da miniatura. Essas linhas deverão estar bem fixas aos mastros para que possamos puxar até armar todas as velas.  Utilizei nesta miniatura 5 linhas: 1 fixa ao último mastro e que perpassa pelos outros e mais quatro uma para cada vela da frente. Os stay dos mastros são fixos e costurados pelo casco. Os mastros têm um eixo articulado feito com linha. É importante observar que ao puxarmos as linhas é necessário ajeitarmos os mastros com uma pinça ou uma vareta longa para que os mesmos fiquem no lugar.


foto-zoom-escuna-4-mastros-na-garrafa-Whisky-Ballantine's-VG



Participe!!! Deixe seu comentário.

6 comentários:

  1. olá sergio muito bonito seu trabalho continue postando pois incentiva a nós iniciantes.um abraço heraldo de recife pe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Heraldo

      Obrigado pelo seu comentário e pelo seu elogio. Temos esta responsabilidade de divulgar esse trabalho tão bacana aqui pelo Brasil. Que também já é visto por outros países.

      Vou continuar sim trabalhando e publicando coisas novas. Espero também que me mande outros trabalhos.

      Um abraço.

      Sergio Nunes

      Excluir
  2. Boa noite, Sergio.
    Estou iniciando nesse hobby sensacional, e me guiei muito pelo que li aqui. Já fiz alguns trabalhos, construindo e colocando jangadas nordestinas em garrafas (tentei uma escala aproximada de 1/100), inclusive com o mar, que fiz com argila colorida com guache. Já vi noutros sites usarem massa de modelar, mas vi que vc usa massa de vidraceiro. Como é o processo para dar a coloração?
    Obrigado, e forte abraço
    Franz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Franz

      Que bom tê-lo aqui novamente e obrigado pelo seu comentário. Já soube também dessa massa de modelar, mas ainda não usei.
      Seria legal você dar uma lida na postagem: "O preparo do mar", vai na busca que você chega lá. Se precisar entre em contato de novo.
      Achei interessante você também curtir essa arte e já ter feito miniaturas seguindo nosso blog, caso você queira divulgar; entre em contato comigo por e-mail.
      Espero que possa continuar acompanhando o blog.
      Um abraço.

      Sergio Nunes

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franz, só exclui esse comentário porque repetiu o de cima.

      Sergio Nunes

      Excluir

Leitor
Seu comentário é bem vindo ao blog. Porém, há regras a seguir; leia a página Políticas/de Comentários.