sexta-feira, 15 de março de 2013

Qual veleiro em garrafa, devo fazer?


Na postagem de hoje, vou trazer outros comentários a respeito do fazer dos veleiros em garrafa. 

A partir da pergunta que deu o título a este post; apresentarei questões que vão orientar nossa reflexão.


Tenho recebido alguns e-mails solicitando informações a respeito do fazer dos veleiros em garrafa.
Percebo o interesse dos leitores, a partir das ideias trazidas pelas postagens; além da busca em tirar suas dúvidas e vencer as dificuldades.

Há outras indagações que vão para além do passo a passo apresentado no blog. Solicitações de tutoriais, que de alguma forma, temos tentado atender através do incentivo a leitura de posts já publicados no blog. Além de apontar alguns passos que julgo serem importantes para que o leitor consiga realizar a produção de sua miniatura.


foto-montagem-miniaturas-de-barcos-em-garrafa-VG

Reflexões importantes


Hoje trago uma reflexão sobre este fazer e novas ideias para pensarmos.

Questiono então:

1) - Qual miniatura que queremos fazer? 
2) - O que queremos com uma miniatura em garrafa? 
3) - O que queremos passar com essa arte?
4) - O que é para cada um fazer uma miniatura de veleiro em garrafa? 

Se fosse eu a responder, diria que; para mim, fazer uma miniatura é uma realização, mas pensemos um pouco nisso... 

Trabalhamos na construção de um casco de um veleiro, as peças que irão compor um todo (veleiro) para introdução pelo gargalo, em uma garrafa sem cortes. Aí está uma questão que para certas pessoas pode vir como impedimento ao início ou como um risco da continuação do trabalho. A dificuldade de colocar um barco pelo gargalo, que na verdade, trata-se do trabalho em si. 

Uma outra questão é o fato de queremos, logo no início, produzir detalhes e mais detalhes buscando uma "total" aproximação de nossa miniatura com o barco real. Sinalizo que isso é importante sim, mas pensemos então, em qual veleiro queremos fazer? Aquele que nos satisfaça e nos realize, aceitando que estamos começando ou um outro que, atenda a demanda de outras pessoas. Oriento que iniciemos pelo mais simples e deixemos que o tempo e a prática permita-nos acrescentar mais detalhes. Cada miniatura traz um toque diferente e um jeito de fazer muito particular de cada autor. Você com certeza tem o seu jeito e dará um toque muito particular a suas miniaturas. Claro que, todos terão que aprender e utilizar  uma técnica, porém cada autor tem um jeito que é muito particular. A meu ver é isso que dá o valor, propriamente dito.  

Penso que,  cada trabalho que fazemos possui um valor muito especial. Falo isso, porque considero que  cada trabalho possui características bem particulares. E que as miniaturas que produzimos esbarram em  momentos diferentes de nossas vidas.  

Essa postagem traz algumas reflexões bem subjetivas, mas penso que; este trabalho, é totalmente atravessado por muitas dessas questões e é trazendo essa discussão que conseguiremos "engrenar" neste fazer.

E aí o que achou? Dê sua opinião. Fale sobre sua experiência neste fazer. Contribua com a construção e divulgação deste trabalho.

Até breve.


Participe!!!  Deixe seu comentário.  

2 comentários:

  1. acho que pra mim é bem isso mesmo, faço de suas palavras às minhas, porque a arte em si é trabalhar na anatomia da garrafa fazendo barcos cada vez mais inacreditavel de estar em uma garrafa. é muito bom, é um desafio diario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo

      Obrigado pelo seu comentário e pensei nessa postagem justamente para levantar opiniões a respeito do que cada um pensa sobre os barcos que deseja fazer. No entanto, há de se ter paciência até chegar a um veleiro com muitos detalhes. Não deixando de fazer os mais simples no início.

      Excluir

Leitor
Seu comentário é bem vindo ao blog. Porém, há regras a seguir; leia a página Políticas/de Comentários.