domingo, 20 de dezembro de 2009

Um pouco de como comecei...

jangada-na-garrafa
A postagem de hoje, irá apresentar de onde veio o meu interesse pelos barcos em garrafas.

 Na minha infância por volta dos 6 ou 7 anos eu já gostava de brincar com barquinhos de papel feitos por mim; onde o mar era a água que se formava no meio fio pela chuva. 


A vida foi seguindo e a paixão por barcos continuou, a apreciação da beleza do mar, assim como tudo que de certa forma, se ligava a ele; a pesca, os esportes náuticos, o interesse pela arte e o artesanato. No artesanato, sempre me chamou mais atenção as peças náuticas: porta chaves, quadros de nós de marinheiro, rostos de piratas, bonecos da tripulação dos navios e as peças de metal - âncoras, timões e chaveiros.

Em certo momento de minha vida, me dediquei a produção de algumas dessas peças e na época cheguei a comercializá-las, tendo boa aceitação no mercado.
Em um belo dia, comprei uma revista chamada Vela e Motor/ABRIL de 1984 aqui no Brasil que publicava assuntos náuticos. Folheando, encontrei uma reportagem cujo título era - A Minuciosa Arte de Colocar Veleiros em Garrafas desenvolvida pelo publicitário Carlos Eduardo Nunes. Achei a matéria fantástica e a partir da leitura fiquei muito interessado em iniciar esse trabalho. 

O meu primeiro modelo, foi uma jangada bem simples, cujo casco foi confeccionado com palitos de dente e uma vela feita de papel vegetal, no do mastro fiz uma dobradiça que permitia que ele fizesse o movimento de descer e subir. 

É importante destacar, que na matéria dizia que os mastros teriam que deitar totalmente no casco; logo criei algo para esse movimento. Mais adiante, aprendi que se tratava de uma das técnicas. A partir daí comecei minha navegação com os modelos de veleiros colocando-os nas garrafas.

4 comentários:

  1. Ora cá temos uma jangada brasileira num mar de garrafa! Obrigado por nos contar a história do início da sua navegação por estes mares, foi bem precoce!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Que bom tê-lo por aqui novamente David!
    A bordo de nossos veleiros vamos em busca de novos mares...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tio Sérgio, o blog está maneiríssimo! Parabéns! Ficou escondendo o jogo dizendo que não sabia como mexer aqui, né?
    Vamos colocar esse "fusquinha" pra trabalhar pra deixar o blog sempre atualizado!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que você gostou e o "fusquinha" até hoje continua sendo relançado com outros modelos. Esse espaço do Blog veio com este compromisso; mas para isso contarei com sua ajuda.
    Os bons ventos nos guiarão para bons posts - obrigado por ter passado por aqui e deixado seu recado!

    Um beijo do tio Sergio!

    ResponderExcluir

Leitor
Seu comentário é bem vindo ao blog. Porém, há regras a seguir; leia a página Políticas/de Comentários.