quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Conversas sobre barcos em garrafas

Lá pelos anos de 1994, Lourenço de Araújo Marins, meu amigo, veio trabalhar comigo; para  juntos  criarmos algumas peças náuticas  artesanais. Nesta  época, eu já fazia alguns modelos de miniaturas de veleiros em garrafas. No dia a dia do trabalho, sempre acabávamos conversando sobre as miniaturas. E foi assim que ele se interessou por esta arte. Passou por um momento de aprendizado; em seguida, começou sua produção e venda. Depois de algus anos,  voltou novamente a produzí-las e atualmente faz planos de montar um ateliê para se dedicar melhor a produção de veleiros em lâmpadas. Suas miniaturas têm hoje uma boa aceitação em lojas que comercializam artesanato.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Por quê barcos na garrafa?

É curioso e ao mesmo tempo interessante pensarmos as miniaturas de barcos em garrafas para além da peça em si. Interesso-me aqui  neste  post  trazer a discussão do por quê os antigos marinheiros se ocupavam dessa atividade que veio a tornar-se uma arte de  âmbito  internacional.
Já li algumas coisas que justificam esse  fazer pelo fato dos  marinheiros poderem  preencher o seu tempo nas longas  viagens entre os portos da Europa,  Estados  Unidos e Ásia há mais  de  um  século  atrás.
No  site www.shipbottle.ru/english/tips/article6.shtml  é  dito que  as  peças produzidas pelos marinheiros eram usadas como lembranças para parentes, namoradas, amigos e muitas vezes para pagar suas  dívidas nos  portos, nos  alojamentos e  nos  bares.
Podemos imaginar o quanto o trabalho dos marinheiros naquela época era pesado. Fazer miniaturas poderia ser sim um entretenimento prazeiroso e de valor  no  mercado.
Como já dissemos anteriormente, fazer atividades que gostamos nos dá prazer e essa ;em especial,  é uma arte apaixonante como diz  David Luna de Carvalho (mardasgarrafas.blogspot.com). 
Fica um pensamento final, apesar da vida dura; os marinheiros deveriam gostar muito do que faziam para guardar suas produções dentro de garrafas. 







quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Museu Nacional do Mar

Apresento aqui miniaturas de veleiros de um importante museu localizado no Brasil. Para além das miniaturas de barcos em garrafas, esses modelos; trazem sua intensa beleza e valorizam a variedade de embarcações do país.  
O Museu do Mar está localizado na cidade de São Francisco do Sul  - "São Chico" como é cuidadosamente chamada. A cidade é pitoresca fica ao Norte de Santa Catarina em que parte de suas contruções são tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Em seu interior, nas várias salas podemos apreciar inúmeros tipos de embarcações construídas para atender a cada região do país. Encontramos modelos de saveiros, bianas, jangadas, cúters, traineiras,  baleeiras e canoas. A variedade desses modelos representa o extenso patrimônio naval brasileiro. O modelismo naval, o artesanato e os instrumentos de pesca e navegação conferem ao local o mais importante museu de embarcações da América Latina e em termos de variedade o maior do mundo.
Em 2007,  foi criado o Núcleo do Museu Nacional do Mar que oferece alguns projetos para a comunidade, dentre eles; está o curso de modelismo naval que prepara os participantes para atuar como artesãos.


Fonte de consulta e foto: Revista Mar&Mar nº 29 - 2003


                                            www.museunacionaldomar.com.br 
 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Velas de aniversário

No dia 10/01 presenteei o amigo médico psiquiatra Dr. Jacinto com uma  miniatura de veleiro em garrafa.  Ele ficou muito feliz com o presente e os outros amigos acharam a peça muito interessante. Geralmente as pessoas gostam de ganhar veleiros em garrafas.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Novo ano, novas oportunidades

                                            
Li certa vez,  um slogan em uma propaganda de um Banco que dizia: Novas Soluções para Antigos Problemas e abaixo do slogan uma  imagem que mostrava um veleiro navegando para dentro da garrafa. Entendi a mensagem, no entanto; apresento aqui no Blog uma nova ideia:  Novas Soluções para Antigos Desafios

Um pouco de como comecei... (continuação)

marinheiro-em-durepox-na-lampada
No post de hoje, continuaremos a descrever como se deu o começo do trabalho do miniaturista de barcos em garrafas Carlos Eduardo. 

Este declarou na reportagem que começou a arte de colocar barcos em garrafas após a leitura do livro Bateau en Bouteille e eu iniciei após ter lido essa reportagem.