sexta-feira, 3 de maio de 2013

Miniatura, como fazer o mastro


Mastros de vareta japonesa
Na postagem de hoje, vamos falar de como fazer um mastro para um veleiro em miniatura. É importante destacarmos que os diferentes modelos de barcos e veleiros vão orientar a construção dos mastros. 



Aqui no blog, já apresentamos alguns modelos nas miniaturas construídas. No entanto, acho melhor podermos iniciar por um mastro básico. Estou aqui falando dos mastros inteiros; construídos em uma só parte. A título de curiosidade, há miniaturistas que trabalham com mastros ocos, pois essa característica faz parte da técnica que usam. Aqui, falaremos de mastros maciços e trabalharemos com a técnica do eixo articulado.  

Se reparamos em um mastro de um veleiro real, vamos ver que ele apresenta espessuras diferentes ao longo de seu comprimento. Assim deve ser também construído nosso mastro em miniatura. A parte de baixo (pé do mastro) mais larga e a parte de cima (top do mastro) mais fina. Claro que podemos fazer as duas extremidades iguais sem nenhum problema, mas ao passar dos anos de trabalho vamos melhorando os detalhes.

Tão importante quanto saber fazer o mastro é definir o material a ser usado. Há várias matérias-prima para trabalharmos o mastro. Podemos usar a própria madeira balsa. Há varetas quadradas que são bem fáceis de serem arredondadas, na lixa ou com a lâmina do estilete. Também podemos usar as varetas de cedro semelhante as da balsa.



Mastros inteiros construídos em madeira balsa 


 Há ainda as varetas de cortina japonesa, que tenho usado na maioria das miniaturas construídas, são redondas e oferecem um bom acabamento. Tanto na balsa quanto no cedro, podemos usar agulhas de costura para perfurar o mastro e fazer o eixo. A vareta japonesa é um pouco mais dura e pode rachar se usarmos a agulha. Aqui é mais recomendado uma mini furadeira, elétrica ou manual; mesmo porque,  fazemos vários furos ao longo de um mastro. Há outros materiais mais rústicos, como: palito de dente, palito de unhas, e até espetinho de churrasquinho que inclusive já são redondos, mas acho que os primeiros nos atendem melhor.      
  
Acho que para um primeiro post sobre o assunto está bom. E vocês, como fazem os mastros das suas miniaturas?



Participe!!! Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitor
Seu comentário é bem vindo ao blog. Porém, há regras a seguir; leia a página Políticas/de Comentários.