terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Como fazer um eixo articulado


Na postagem de hoje vou trazer novamente o assunto do eixo para os mastros de um veleiro em garrafa. É um dos passos fundamentais na construção de uma miniatura de veleiro para  introdução na garrafa. 

Já havia escrito sobre este assunto na postagem Como fazer o eixo dos mastros. 


Se você não leu; seria bom dar uma lida antes mesmo de continuar a ler esta. 

Nesta postagem, vou mostrar como fazer um eixo para os mastros com a finalidade de introduzir as miniaturas dos barcos em garrafas.

Antes de continuar a descrição da postagem de hoje; quero dizer que, a partir desta,  vou reescrever alguns assuntos já publicados anteriormente no blog para trazer novas informações e detalhes. Isso ajudará a você que está há menos tempo no blog ou que o está lendo pela primeira vez. Gostaria que me dessem um feedback sobre o que acharam desta  ideia.     

Voltando então, vou falar da técnica dos mastros articulados, isso porque existem outras além desta. No entanto, no blog utilizei esta técnica na maioria das miniaturas de barcos em garrafas que produzi. Mas a colocação de um barco na garrafa  pode ser feita de várias formas. Na primeira postagem que escrevi sobre o assunto, utilizei a linha como meio de articular o mastro, já no vídeo Construindo barcos em lâmpadas, o autor utilizou  um arame fino para o mesmo fim. Talvez você pergunte - qual a melhor forma de fazer a articulação do mastro? Isso dependerá de como você está pensando fazer sua miniatura de barco na garrafa. Em seguida, vou apresentar algumas dicas referente a cada uma. 



mastros-flexionados-no-casco-da-escuna
mastros totalmente flexionados

1. Eixo articulado para o mastro, utilizando linha  


Dica 1: Trabalhe de preferência com madeira balsa, poderá usar também o cedro e o pinho.


Dica 2: Se a madeira for balsa use uma agulha de costura para passar a linha pelo casco; faça dois furos ao lado do mastro, perfurando o casco de um lado a outro.

Dica 3: Na parte de baixo do mastro, fure-o de um lado a outro e siga com a linha pelo casco e depois dê um nó, isso é o complemento da dica anterior; está pronto o eixo. É importante você verificar se está funcionando bem. 

2. Eixo articulado para o mastro, utilizando arame 

Dica 1: A madeira que indico também é a balsa, mas aqui; é melhor que já tenha uma pequena furadeira para facilitar o trabalho; caso você já disponha dessa ferramenta poderá usar sem dificuldades as outras madeiras. 

Dica 2: O arame fica mais aparente na miniatura, logo, indico o seu uso caso seja em uma situação mais específica. Quando temos que articular o mastro mais em cima. Por exemplo, quando em uma caravela o mastro de trás esteja perto de uma cabine e, na flexão para trás, ele ao dobrar ficará acima da cabine não atrapalhando o engarrafamento. Use o arame em todos os mastros. 

Dica 3: Se não utilizarmos o mar dentro da garrafa, obrigatoriamente, o eixo terá que ser feito de arame, caso contrário ficaria inadequado aparecer as linhas embaixo do casco. Ao final, é importante dar um ponto de cola (secagem rápida) em cada ponta do arame.

Conclusão 

Não podemos desprezar nenhuma técnica, em tese, todas são boas. É praticando que você começará a produzir seus modelos; seja usando uma ou outra técnica. O importante é começar, com o tempo; irá dando o seu toque. Como toda arte, é preciso desenvolver a criatividade e sugerir outras formas de se fazer o que já é feito de uma determinada maneira.
O princípio do fazer das miniaturas de barcos em garrafas é este, porém está aí para você imprimir o seu jeito; e sugerir outras  formas que ache ou descubra que sejam melhores. Bom trabalho.  


Participe. Deixe seu comentário!!!

     

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitor
Seu comentário é bem vindo ao blog. Porém, há regras a seguir; leia a página Políticas/de Comentários.