quarta-feira, 23 de abril de 2014

Produção do mar dos veleiros em garrafas


Bom, tenho recebido alguns e-mails de leitores solicitando informações a respeito da produção do mar para suas miniaturas de veleiros em garrafa. 

Apesar de ter publicado uma primeira postagem falando deste assunto, achei pertinente abordá-lo novamente.

Neste post, além de voltar a dizer como podemos fazer o mar dentro de uma garrafa ou  lâmpada, vou comentar sobre alguns dos problemas que podem surgir a partir desta iniciativa. Na foto abaixo, apesar de não ter saído tão nítida; é possível vermos uma rachadura no mar na direção do mastro da frente. Além do que, esta "miniatura" caiu da prateleira e quebrou a lâmpada que envolvia todo o trabalho. Isso acontece, mesmo porque as lâmpadas são muito frágeis e qualquer batida mínima que seja; já corre o risco de quebrar. 




Tenho o hábito de usar massa de vidraceiro tingida de azul para fazer o mar. No entanto, nesta miniatura usei uma massa plástica vendida em papelaria já pronta para a produção deste modelo. Inicialmente foi muito bom, mesmo porque a massa já estava na cor azul e tinha uma textura boa o que facilitou todo o trabalho. Tirei uma porção que achei suficiente para reproduzir a extensão do mar para este trabalho e em poucos segundos a massa já estava pronta para a colocação na lâmpada. Durante todo o procedimento de introdução da massa, tudo deu certo. Trabalhei a massa para que ficasse fina e comprida e em seguida introduzi na lâmpada. Depois nivelei toda a extensão e fiz as vagas do mar e em seguida pintei as ondas. 

Tudo de uma forma bem mais simples que a massa de vidraceiro. Em que, todas as passagens descritas acima; levaríamos muito mais tempo, além de seu manuseio ser mais difícil e a secagem ser muito demorada. 

No entanto, depois de alguns meses vi a massa "ressecar" e surgiram pontos brancos além de uma rachadura. Cada uma dessas observações já inviabilizaria sua utilização pois estaria danificando o trabalho. Isso aconteceu com uma miniatura na lâmpada. A mesma massa utilizada em uma garrafa, não aconteceu problema nenhum.  

Refletindo sobre o assunto, pensei em uma questão: talvez a diferença entre a lâmpada e a garrafa seja o espaço para secagem da massa que é maior na garrafa. Uma outra questão talvez seja deixar mais tempo a lâmpada aberta até que a massa consiga secar totalmente. Digo isso baseado na massa de vidraceiro que é necessário um bom tempo até que ela seque. Se fecharmos logo a lâmpada ou a garrafa, a massa não seca e o vidro embaça totalmente de forma que não é possível limpá-lo mais. O que também danifica o trabalho.

A postagem acabou ficando extensa, mais acho que esses comentários podem ajudar a orientá-lo em suas produções. 

Um abraço e até a próxima postagem.


Participe!!! Deixe seu comentário.    

   

      

2 comentários:

  1. Caro amigo Sergio,desejo a você um feliz ano novo, estou enviando algumas fotos de minhas produções para você postar,desde muito obrigado e ate mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Heraldo. Tenhamos um ano de mais trabalho de veleiros em garrafa. Já recebi suas fotos e agradeço por te-las mandado. Em breve farei sim, nova postagem com seu material.
      Obrigado por continuar acompanhando o blog e participando conosco.
      Um abraço.

      Sergio Nunes

      Excluir

Leitor
Seu comentário é bem vindo ao blog. Porém, há regras a seguir; leia a página Políticas/de Comentários.