quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Por quê barcos na garrafa?

É curioso e ao mesmo tempo interessante pensarmos as miniaturas de barcos em garrafas para além da peça em si. Interesso-me aqui  neste  post  trazer a discussão do por quê os antigos marinheiros se ocupavam dessa atividade que veio a tornar-se uma arte de  âmbito  internacional.
Já li algumas coisas que justificam esse  fazer pelo fato dos  marinheiros poderem  preencher o seu tempo nas longas  viagens entre os portos da Europa,  Estados  Unidos e Ásia há mais  de  um  século  atrás.
No  site www.shipbottle.ru/english/tips/article6.shtml  é  dito que  as  peças produzidas pelos marinheiros eram usadas como lembranças para parentes, namoradas, amigos e muitas vezes para pagar suas  dívidas nos  portos, nos  alojamentos e  nos  bares.
Podemos imaginar o quanto o trabalho dos marinheiros naquela época era pesado. Fazer miniaturas poderia ser sim um entretenimento prazeiroso e de valor  no  mercado.
Como já dissemos anteriormente, fazer atividades que gostamos nos dá prazer e essa ;em especial,  é uma arte apaixonante como diz  David Luna de Carvalho (mardasgarrafas.blogspot.com). 
Fica um pensamento final, apesar da vida dura; os marinheiros deveriam gostar muito do que faziam para guardar suas produções dentro de garrafas. 







8 comentários:

  1. eu acho q e uma atividade não só prazerosa mas tambem viciante. ja vi na tv um homen que colocava barcos em quase todas as guarrafas que via, inclusive lampadas

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Daniel, o interesse e o prazer por este trabalho nos remete a ampliar as idéias de onde colocaremos nossos modelos. Aqui no blog temos também trabalhos em lâmpadas você já viu?!

    Até breve.

    Um abraço.

    Sergio Nunes

    ResponderExcluir
  3. boa tarde, realmente colocar barcos em garrafa vicia, eu sou viciado nesta arte ha 20 anos, e muito prazeroso, també, pratico modelismo naval estatico, é bom saber que não estou sozinho nesta arte centenária. um abraço

    ResponderExcluir
  4. Bom, agradeço pelo seu comentário e vejo que essa bela arte de colocar veleiros em garrafas possui muitos seguidores.

    Gostaria de conhecer você para trocarmos ideias, se quiser me mande um e-mail, ok?!

    Um abraço.

    Sergio Nunes

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    Concordo com todos!
    Trabalhei no Embu das arte durante 13 anos fazendo barcos dentro da garrafa de todos os tamanhos e níveis, tenho muitas saudades dessa epoca.
    Ainda guardo todas as ferramentas para esse trabalho!
    Um grande abraço a todos.
    Jorge

    ResponderExcluir
  6. Prezado Jorge

    Obrigado por sua participação em nosso blog, deixando seu comentário.

    Caso queira divulgar algum trabalho seu, ou qualquer outra contribuição sobre este fazer; mande-nos um e-mail.

    Vejo que possui muita experiência e gosta realmente da arte de engarrafar barcos.

    Sua contribuição será bem vinda.

    Um abraço.

    Sergio Nunues

    ResponderExcluir
  7. ola amigo, e muito raro ver essa atividade, ate porque nunca imaginei que tal atividade pudesse ser divulgada com tanto entusiasmo, gostei muito desse seu interesse e como foi comentado, mas, como curiosidade já que e uma arte de tempo a ser considerado, gostaria de saber se o sr tem noticia da existência do mais antigo e sua localização. ficarei grato ao ler sua resposta,sucesso amigo demetrio cb

    ResponderExcluir
  8. Caro Demétrio

    Obrigado pelo seu comentário e suas considerações. Essa arte é realmente fascinante.

    Sobre o que você perguntou, temos registrado que o 1º barco em garrafa data de 1784, foi feito por Giovanni Biondo; natural de Veneza. Hoje este navio se encontra no museu em Lübeck, Alemanha.

    Espero que continue navegando no "O Veleiro na Garrafa".

    Temos o prazer de recebê-lo aqui.

    Um abraço.

    Sergio Nunes

    ResponderExcluir

Leitor
Seu comentário é bem vindo ao blog. Porém, há regras a seguir; leia a página Políticas/de Comentários.